sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Curiosidades de saúde

À prova de contusões
A velha prática de enfaixar o tornozelo ou usar tornozeleiras para prevenir contusões durante os esportes agora tem sustentação científica. Estudos apresentados por pesquisadores da Universidade Vrije, na Holanda, concluíram que a adoção do recurso evita, com grande eficácia, o surgimento de torções na região que une a perna e o pé. Segundo eles, tanto a faixa quanto a tornozeleira funcionam como um ligamento, conferem estabilidade às articulações durante mudanças bruscas de direção e impedem aberturas de ângulos que levem às lesões.


A recuperação de um ataque cardíaco melhora com qualquer drink alcóolico, e não apenas com vinho tinto

Por muitos anos, os pesquisadores tentaram determinar que os franceses têm uma taxa menor de doenças cardiovasculares, devido a quantia de gordura consumida na sua dieta. O vinho tinto também foi identificado como um dos suspeitos na manutenção de um coração saudável. Recentemente, os pesquisadores da Universidade de Missouri-Columbia (USA), descobriram que o álcool, em moderação, de qualquer fonte, não apenas mantém o coração saudável, mas pode reduzir os danos ao tecido afetado, no caso de um enfartado.

Fonte: Latinmed
Leia mais: www.seniorjournal.com


Açaí - Fruta poderosa
Equipe multidisciplinar da Universidade do Brasil/UFRJ, no Rio de Janeiro, comprovou que o açaí, fruta do norte do país, tem outras qualidades além de servir como fonte de energia. Segundo o estudo, orientado pelo farmacêutico Fábio de Sousa Menezes, o alimento apresenta também propriedade antioxidante, útil para evitar o envelhecimento precoce. O ideal é que se consuma diretamente a fruta ou sua polpa natural, já que a industrializada não contém a mesma característica.
Revista Veja de 2 de maio de 2001


Alimentação fértil
Comer tomate, melancia, alguns tipos de uva e frutos do mar pode auxiliar homens inférteis na luta pelo futuro herdeiro. Cientistas na Índia descobriram que o licopeno presente nesses alimentos eleva o número de espermatozóides. Feita com trinta homens, a pesquisa comprovou a relação entre os níveis da substância e a infertilidade masculina. Em apenas três meses, seis dos pacientes conseguiram engravidar a parceira, tempo curto para tratamento similar. Em todos, cresceu a presença de espermatozóides.
Revista Veja de 21 de março de 2001


Alívio na meditação
Para quem está à beira de um ataque de nervos, meditar talvez seja a melhor solução. Segundo alguns pesquisadores da Universidade de Massachusetts, a meditação alivia dores de cabeça, ansiedade, insônia, tensão pré-menstrual e até pressão alta. Vinte voluntários em um grupo de 22 melhoraram depois de 2 meses de aula de meditação.


Ame e abaixe a pressão!
Ficar ao lado de quem se ama também tem bons efeitos para a saúde. Um estudo da Universidade do Estado de Nova York mostrou que estar em companhia do parceiro abaixa a pressão arterial. O fenômeno ocorre mesmo nos casos em que a relação não é tão boa. A explicação está no fato de que a presença do companheiro dá sensação de segurança, diminuindo o stress. O coração agradece.
Revista ISTOÉ de 30 de maio de 2001


Ansiosos & Obsessivos
A saúde do coração dos ansiosos e dos obsessivos parece ser mais frágil. Um estudo de cerca de vinte anos de duração, com mais de 1400 homens, na Inglaterra mostrou aumento do fator de risco de doença cardíaca em quem apresentava essas características. Um questionário, orientado por Andy Haines, da London School os Hygiene and Tropical Medicina, permitiu aos pesquisadores avaliar a escala de problemas psicológicos. Participantes que morreram de ataque do coração marcaram mais pontos nos quesitos hábitos obsessivos e sintomas de ansiedade.
Revista Veja - 28/03/2001 pág. 158


Apenas 3 minutos
Um teste feito na palma da mão é um método novo para medir o nível de colesterol presente na pele, um indicativo de doenças cardio-vasculares, de acordo com pesquisadores americanos. Aplica-se um líquido especial na base do polegar. O produto leva três minutos para reagir a certas partículas de colesterol. Quanto maior a presença dessas partículas, maior risco à saúde.


Apnéia e a pressão alta
Pesquisa feita pela Escola de Saúde Pública John Hopkins com cerca de 6000 pessoas com mais de 40 anos constatou que quem tem apnéia, paradas respiratórias durante o sono, e quem ronca têm maior probabilidade de apresentar pressão alta.


Audição dos bebês
A médica Christine Yoshinaga, da Universidade do Colorado, em Bouldre, EUA, desenvolveu estudos mostrando a necessidade de exames de audição em recém-nascidos. Alguns bebês podem chegar a ter mais de dois anos até seus pais perceberem que são parcialmente surdos.


Auxiliares de fertilidade
O licopeno, substância que dá o tom vermelho a frutas como melancia, uva e tomate, pode ser útil para os homens que desejam ser pais. Pesquisadores do Instituto Indiano de Ciências Médicas testaram a substância e verificaram que ela é capaz de melhorar a mobilidade dos espermatozóides, além de aumentar sua concentração no esperma.
Revista Istoé de 21 de março de 2001

<<>

<<>>

Bloqueio do suor
Médicos reunidos em Congresso de Medicina Estética, realizado no Rio de Janeiro, garantiram que a toxina botulínica pode ser usada no tratamento do suor excessivo na palma das mãos e axilas. A aplicação da toxina inibe a produção do suor pelas glândulas sudoríparas. O efeito dura de quatro a oito meses e os resultados aparecem a partir do 15º dia do tratamento.


Bolos mais saudáveis
Na hora de preparar doces, é possível substituir manteiga e gorduras por azeite de oliva. O ingrediente é mais saudável e ainda confere maciez aos quitutes.


Bom para o coração
As pessoas com riso de sofrer ataque cardíaco devem ficar em ambientes com temperaturas amenas durante o inverno e evitar a gripe. Estudos apresentados na reunião do Colégio Norte-Americano de Cardiologia, em Anahelm, Califórnia, confirmam que o clima frio e a gripe contribuem para ataques do coração.


<<>>

Caça à tosse
Até 1º de dezembro cerca de 5 mil serviços públicos de saúde no Estado de São Paulo estarão concentrados na busca de pacientes que apresentem tosse há mais de três semanas, principal sintoma da tuberculose. Desde a sexta-feira 17 de novembro, o Programa Estadual de Combate à Tuberculose está com campanha para chamar atenção da população para os riscos da doença e a importância do diagnóstico precoce.


Câncer e stress
Num estudo com cerca de 400 mulheres que sobreviveram ao câncer de mama, 42% delas apontaram o stress como uma das principais causas da doença. Por outro lado, 60% disseram que o pensamento positivo e a esperança na cura as ajudaram a combater o tumor. Tanto assim que, quando convidadas a dar uma mensagem a pacientes que recentemente receberam diagnóstico positivo da doença, 52% pediram que elas tenham coragem para enfrentar o mal.
Revista Istoé de 21 de março de 2001


Carinho contra o estresse
Adultos com Tendência ao estresse podem ser pessoas que não receberam carinho suficiente na Infância. A conclusão é de cientistas da Universidade de Emory, nos Estados Unidos. Os pesquisadores já suspeitavam que as respostas biológicas ao estresse poderiam ser definidas nos primeiros momentos de vida.


Cigarro baixo-astral
O elevado consumo de cigarro na adolescência pode indicar a ocorrência de problemas psicológicos sérios. Estudo da Universidade do Alabama, em Birmingham, Estados Unidos, feito com adolescentes de, em média, 15 anos, mostrou que a turma que fumava pelo menos um maço por dia (vinte ou mais cigarros) teve maior probabilidade de apresentar sintomas depressivos durante um ano e meio de acompanhamento - uma interferência química no organismo capaz de provocar alterações negativas no humor.
Revista Veja de 2 de maio de 2001


Cimento de resina óssea
Uma injeção de resina óssea para atuar como cimento em fraturas das vértebras foi desenvolvida na Clínica Mayo, nos Estados Unidos.


Colesterol: que nível...
O colesterol do brasileiro chegou a níveis assustadores, de acordo com o mais amplo estudo sobre o assunto no Brasil, realizado com 15.000 pessoas, em nove capitais e interior paulista, conduzido pela Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto e patrocinado pela marca Becel. Resultados: 31% dos adultos estão com o colesterol total acima de 200, além do desejável, e 21% com os triglicérides alterados.
Revista Veja de 21 de março de 2001


Coma maçã e respire melhor
Quem come cinco maçãs por semana melhora significamente suas funções respiratórias, informa a revista britânica Thorax.


<<>>

De astral elevado
Envelhecimento não é sinônimo de solidão, tédio e estado de depressão, como se acredita. As "emoções negativas" tendem a diminuir com o avanço da idade, de acordo com um trabalho coordenado pela pesquisadora Susan Turk Charles, do departamento de psicologia e comportamento social da Universidade da Califórnia (EUA). Em uma amostra de 2804 pessoas, de quatro gerações, verificou-se a tendência da maioria em ter uma visão de mundo mais afirmativa à medida que chegam os cabelos brancos.
Revista Veja de 31 de janeiro 2001 - página 114


Derrame silencioso
As pessoas na terceira idade devem precaver-se contra o "derrame silencioso", que ocorre quando pequenos vasos sanguíneos no cérebro se entopem sem que a vítima se dê conta. Esses incidentes danificam a região cerebral irrigada pelo capilar entupido. O alerta foi feito no recente encontro da American Stroke Association, na Flórida. "Quando acontecem em série, podem provocar perdas de memória, dificuldade de andar e mudanças de humor", diz o neurocirurgião Hallim Feres Júnior, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Controlar a pressão arterial, o diabetes e o colesterol ajuda a prevenir o problema.
Revista Veja de 21 de março de 2001


Diabete sem injeção
Os diabéticos vão poder se ver livres das incômodas injeções de insulina, hormônio que ajuda a regular as taxas de açúcar no sangue. Está previsto para daqui a um ano o lançamento de um inalador portátil com insulina parecido com as bombinhas para asma. A pesquisa está sendo feita pelo laboratório Pfizer. Endocrinologistas americanos acham os estudos promissores, mas recomendam que sejam feitos mais testes para saber se a inalação dessa substância não causa danos ao pulmão.
Revista Isto É - Seção "Viva Bem" - 14/2/2001 ed.1637


Diga não a água quente
Na hora do banho, prefira sempre a água morna. Se ela estiver muito quente resseca a pele; muito fria não é aconselhável nem mesmo no verão. O banho frio, com choque térmico, faz as glândulas sudoríparas trabalharem mais para reequilibrar a temperatura, aumentando a transpiração


Doce exercício
Pesquisa do instituto de biociências da Universidade Estadual Paulista comprova que a atividade física regular é benéfica para o diabético. O trabalho mostra que a contração muscular, provocada pelo exercício, ajuda o corpo a assimilar boa parte do excesso de glicose no sangue. A doença na maioria das vezes, é causada pela deficiência na produção de insulina, o hormônio encarregado de absorver o açúcar.


<<>>

Escola de agressividade
Pais que punem severamente os filhos em idade pré-escolar aumentam a probabilidade de eles se tornarem excessivamente agressivos anos mais tarde. O alerta vem dos pesquisadores Roy C. Herrenkohl e M. Jean Russo, da Universidade Lehigh (EUA). Eles estudaram um grupo de 457 crianças, quando tinham entre 16 meses e 6 anos de idade. Voltaram novamente a quase todos eles, quando estavam na faixa de 6 a 11 anos. Os pais também foram entrevistados e tiveram observada sua interação com a garotada. Quem foi criado sob disciplina severa embarcou em comportamentos agressivos. "A criança acaba por se identificar com os pais agressores para ser aceita". Diz o psiquiatra e psicólogo infantil Haim Grunspun, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Revista Veja - 14 de fevereiro de 2001.


Espinafre para os olhos
Estudo feito por pesquisadores da International University, em Miami, constatou que o uso de "bilberry", planta européia com características antioxidantes, e luteína, extraída do espinafre, diminui o risco de degeneração muscular, doença que afeta a retina e é uma das maiores c ausas da cegueira.


Evite a mistura
Evite misturar cerveja com caipirinha. Além de a dosagem etílica ficar alta, o açúcar potencializa o efeito do álcool. Pela mesma razão, acautele-se com as bebidas doces. Não menospreze seus efeitos.


<<>>

Felino amigo
O sistema de defesa da garotada que convive normalmente com gatos está mais propenso a driblar a asma. É o que pesquisadores americanos descobriram ao avaliar 200 crianças expostas aos bichanos. Cerca de 150 meninos e meninas desenvolveram um tipo de anticorpo a alergias e não apresentaram sintomas da doença. Mas os cientistas recomendam que as pessoas comprovadamente alérgicas continuem longe desses animais.
Revista Isto É de 21 de março de 2001


<<>>

Guaraná em pó é uma droga?
O guaraná em pó é utilizado como estimulante do sistema nervoso central e energético. Ele é composto basicamente por cafeína e teobromina - substância presente no chocolate. Portanto, não faz mal do que uns cafezinhos ou umas trufas, nada que se compare a estimulantes mais nocivos, como a cocaína.
"Mas, embora não dê para dizer que o guaraná vicie, o organismo com certeza se acostuma com ele e reclama quando falta", afirma José Carlos Nassut, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade do Estado de São Paulo, em Araraquara.
É que a cafeína e a teobromina ativam as dopaminas, neurotransmissores cerebrais que deixam a pessoa mais agitada e acordada. O uso prolongado faz com que o cérebro passe a precisar de uma quantidade cada vez maior de dopamina.
"Além disso, pessoas que sofrem de epilepsia, Mal de Alzheimer, de Parkinson, ou que já são muito nervosas, devem evitar o guaraná em pó em quaisquer circunstâncias", diz José Carlos.
Revista Superinteressante de janeiro 2001 - página 36


Guerra às rugas
Quem quer uma boa novidade para combater rugas, manchas, flacidez e asperezas da pele já pode consultar o dermatologista para testar o Retinova, um creme muito difundido na Europa e nos EUA, que está sendo lançado nesta semana no Brasil pelo laboratório Janssen-Cilag. É o primeiro creme específico para tratamento e prevenção do foto envelhecimento (desgaste da pele provocado pela ação da luz solar) aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Indicado a pessoas a partir dos 30 anos, será vendido somente com receita, pois pode causar efeitos colaterais, como reação alérgica. "Os resultados demoram um pouco para aparecer, mas a pele fica com aspecto bem mais jovem", atesta Marcia Ramos e Silva, médica e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Revista Veja de 30 de maio de 2001


<<>>

Infecção sob controle
Uma nova droga produzida pelo laboratório Eli Lilly está sendo apontada como uma das melhores opções contra a septicemia (infecção generalizada que pode levar à morte). Num estudo publicado no The New England Journal, a Zovant mostrou-se capaz de conter a inflamação e a formação de coágulos sanguíneos característicos do processo. É uma esperança contra um mal que costuma atingir principalmente pacientes de unidades de terapia intensiva.


<<>>

Ladeira abaixo
Homens que têm pressão alta e fumam são 26 vezes mais suscetíveis de sofrer de impotência sexual que os não-fumantes. É o que diz uma pesquisa da Universidade Batista Wake Forest (EUA). A turma com pressão alta que largou as tragadas apresentou onze vezes mais probabilidade de falhar na cama. Bom motivo para não se render à fumaça.
Revista Veja de 30 de maio de 2001


Leite materno contra pressão
Mais um motivo para que as mulheres amamentem seus filhos. Pesquisa do Instituto da Saúde da Criança, da Inglaterra, mostrou que bebês prematuros alimentados com o leite materno nos primeiros meses de vida apresentavam baixa pressão arterial quando alcançaram entre 13 e 16 anos. A relação entre o alimento e a pressão ainda não está esclarecida, mas os cientistas comemoram. Manter a pressão sob controle é uma boa forma de atenuar o risco de doenças cardiovasculares.


Leite preventivo
Bebês amamentados por mais tempo correm menos risco de virar crianças e adolescentes com sobrepeso. É o que foi demonstrado em um estudo da prestigiada Harvard Medical School, com mais de 15.000 garotos e garotas entre 9 e 14 anos. Dentre as crianças que consumiram mais o leite materno, 20% tiveram probabilidade menor de ficar com uns quilinhos a mais no futuro.
Revista Veja de 30 de maio de 2001

Nenhum comentário: