sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Dia Mundial do Coração

O último Domingo de setembro (neste ano dia 28) foi escolhido para ser o Dia Mundial do Coração. Em mais de 90 países ocorrem as mais diferentes atividades, sempre procurando esclarecer sobre a prevenção doenças do coração e alertas sobre novas descobertas. Neste ano a World Heart Federation (Fed. Mundial do Coração) além da WHO (Organização Mundial da Saúde - OMS) escolheram o tema: a Mulher e as Doenças do Coração e Derrame Cerebral.

Prevenir os problemas de saúde na mulher tem trazido alentadores resultados, no que tange à mudança de estilo de vida como atividade física regular, abandono do cigarro, alimentação saudável, controle dos níveis de pressão arterial e do peso. Com isso a vida tende a ser longa com qualidade.

Pesquisas oficiais da OMS concluíram que 60% das mulheres identificaram o câncer de mama como seu maior inimigo, mas as mortes entre as mulheres devidas às doenças cardiovasculares (coração e derrame cerebral) são oito vezes mais freqüentes. Este fato motivou a revista norte-americana TIME a colocar como matéria de capa o trabalho da jornalista Christine Gorman: “The No 1 Killer of Women, no, it´s not breast cancer. More women die of heart disease than of all cancer combineted”, que esclarece a essa terrível questão.

Sabe-se que a mulher é a primeira pessoa da família que acode um parente doente, ela percebe mudanças na saúde de todos, marido/companheiro, filhos, avós e até de amigas, porém dedica pouca importância à sua saúde. Com as estatísticas mostrando que as doenças do coração e o derrame são largamente preveníveis através do estilo de vida saudável, o temático de prevenção da Saúde Cardiovascular da Mulher ficou muito apropriado. Lembro que a reposição hormonal, do ponto de vista de obter algum benefício cardiovascular não está mais indicada, além de ser contra-indicada em quem apresenta doenças como diabetes, hipertensão arterial ou cardiopatia e outros problemas circulatórios.

Deve-se corrigir sempre os níveis, mesmo se estiverem pouco aumentados, do colesterol e triglicérides. Vale a pena insistir para não acreditar em promessas de rejuvenescimento, o que é bastante lógico, a busca de beleza estética, não é negativa mas deve ser orientada por profissionais honestos e éticos. O que se deve buscar é o envelhecimento com dignidade e qualidade. Infelizmente, quilos de vitaminas e alguns produtos especiais ( fórmulas secretas !!) não tem comprovação médica de sua eficácia. Nas dúvidas do que fazer, procure outras opiniões de profissionais experientes. Nesse dia especial escolha um caminho simples ou melhor, descomplicado para a sua saúde.

Nenhum comentário: